ZSNES é um emulador do Vídeo-game Super Nintendo. Desde 1997 com a sua versão 0.150 inicial, ZSNES é um programa de código aberto, pelas leis da GNU GPL. Foi originalmente escrito para DOS, mas possui versões para Windows, Linux e FreeBSD. É largamente escrito em linguagem assembly intel x86, portanto não é facilmente convertido para outras arquiteturas como PowerPC. Com este fato, ZSNES é bem rápido, rodando a maioria dos jogos com taxas de 50-60 quadros por segundo com um computador Pentium 2 400 MHz, com som estéreo e gráficos interpolados.
ZSNES foi, de alguma forma, um pioneiro da emulação para SNES. Algumas características foram primeiramentes introduzidas por esse emulador e posteriormente implementadas em outros. Algumas delas são:
Emula chips: DSP(1, 2, 3, 4), C4, SA-1, SuperFX, OBC-1 e Seta 10.
Suporte para Smoothing (suavizar, para não ver os frames quadrados) e anti-aliasing.
Habilidade para tirar screenshots do jogo, quando está rodando.
Habilidade para salvar o jogo no ponto que ele está sendo jogado (normalmente conhecido como savestate).
Habilidade para gravas filmes do jogo.
Suporte para voltar em determinada parte salva.
Habilidade para gravar músicas do jogo, salvando no formado SPC700 (ou .spc).
Aumenta a capacidade sonora, melhorando o audio original produzido pelo próprio Super Nintendo.
Suporte para códigos de trapaça Game Genie, Pro Action Replay e GoldFinger.
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